ACATADA SUGESTÃO PARA NOVA UPA EM STA. FELICIDADE

O plenário acatou uma indicação de sugestão ao Poder Executivo de Mauro Ignácio, para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santa Felicidade, gerida por organização social (OS). O novo equipamento absorveria parte dos atendimentos atualmente realizados pela UPA Campo Comprido (203.00104.2019).

Mauro Ignácio sugere que a nova UPA seja gerida por uma organização social, a exemplo da unidade CIC, que tem proporcionado maior agilidade, qualidade e economicidade para o município em relação aos modelos adotados até então. Em 8 meses foram realizados 73.564 atendimentos médicos na unidade e a economia mensal aos cofres públicos foi de R$ 408.651,00 – 19,5% a menos que o montante aplicado com outra UPA do mesmo porte do município, conforme relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O vereador defende que o mais difícil não é construir o equipamento público, e sim mantê-lo. “Como aconteceu na gestão passada, quando o prefeito entregou 16 CMEIs, mas não foi provisionado pessoal, nem mobília”, afirmou. No modelo de gestão por OS, a composição da equipe profissional diária atende à demanda da unidade, como o abastecimento de insumos e equipamentos necessários. “Funciona e com um belo resultado”, ratifica o autor da sugestão.

Reveja na íntegra o pronunciamento de Mauro Ignácio referente à sugestão.