ATIVIDADES MARCAM A SEMANA DA GESTÃO PÚBLICA

Estudantes conhecem atribuições do Legislativo e Novo Zoneamento.

Em atividade relacionada à Semana da Gestão Pública, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita de um grupo de estudantes do colégio Positivo Internacional. Os alunos foram recebidos pelo vereador Mauro Ignácio, que falou sobre as atribuições do Poder Legislativo, e tiraram duvidas sobre a nova lei de zoneamento – aprovada no mês passado pela CMC – com o economista urbano Alberto Paranhos, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o IPPUC.

“Aproveitamos para destacar a independência que deve ser mantida entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), como eles podem acompanhar o trabalho dos governantes e participar das decisões”, explicou Mauro Ignácio. A atividade serviu como um complemento do que foi discutido em sala de aula pelo professor Ueberson Santos, que ministra aulas de geografia. Ele explicou que duas turmas de Ensino Médio, após aprenderem sobre os conceitos de urbanismo, conheceram o Plano Diretor e o Zoneamento e elaboraram uma série de perguntas, que serviram como fio condutor do debate. “Foi uma interação muito bacana, como em uma sala de aula”, avaliou.

Os estudantes, que possuem entre 16 e 17 anos de idade, receberam a cartilha Manual do Cidadão, com orientações sobre o funcionamento da CMC, e conheceram as instalações do Legislativo, assim como o plenário do Palácio Rio Branco, onde são realizadas as sessões plenárias.

“A experiência de conhecer a Câmara foi muito esclarecedora, especialmente em relação à elaboração de leis. Nos trouxe consciência sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais da Lei de Zoneamento”.

Sofia Helena Sato, estudante.

“Agregou bastante em nosso conhecimento, para compreendermos como cada região de Curitiba é organizada”.

Gabriele Moro Arrata, estudante.

“É importante se compreender com mais profundidade o zoneamento da capital e como são votados e aprovados os projetos de lei que organizam o dia a dia dos curitibanos.”

Giulia Lucci Busnardo, estudante.