MAURO IGNÁCIO RELATA AÇÕES DA COMISSÃO DE PONTES E VIADUTOS

O vereador Mauro Ignácio, presidente da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba, constatou a realização de obras estruturais na ponte de madeira do parque Tingui, o primeiro local vistoriado pelo colegiado, em novembro do ano passado. Durante a sessão plenária virtual (03/05), ele exibiu fotos da reforma e, junto com o relator Bruno Pessuti, apresentou um relatório sobre o trabalho desenvolvido até agora, que conta com o apoio Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“A comissão esteve na ponte do Parque Tingui e foi constatado que a ponte estaria de regular para ruim”, disse Ignácio, ao se referir ao relatório parcial da comissão encaminhado ao Executivo. Ele lembrou que a prefeitura já havia realizado manutenção no local, após a vistoria. “Mesmo assim, achamos que deveria haver algo melhor”, pontuou, em relação à competição Talento Urbanístico Jovem, lançada em março para a seleção de projeto arquitetônico para a ponte. Devido à ligação com o bairro de Santa Felicidade, o fluxo de veículos naquele ponto é intenso, inclusive com a passagem da Linha Turismo. “Estamos pensando em alguma arquitetura moderna, uma obra de arte que tenha relação com a beleza do parque Tingui”, afirmou.

A Comissão de Pontes e Viadutos está com os prazos suspensos por ato da Mesa devido à pandemia do novo coronavírus, e deve se reunir em maio, virtualmente. Um dos temas em pauta será, segundo Mauro Ignácio, a reabertura da competição urbanística. “Sabemos que há o interesse de outros alunos em participar, contribuir para a cidade”, apontou Ignácio. “Esperamos uma adesão maior de alunos tão logo a cidade voltar ao normal. Muito em breve, espero, estaremos em atividade, porque estamos dando exemplo de fazer diferença para a cidade.”

Mauro Ignácio também apresentou um relatório resumido das atividades, ao lembrar que a comissão vistoriou o viaduto do Colorado, “que foi constatado como bom em sua estrutura”, “estivemos na trincheira da Mario Tourinho, que continua em obra e tem previsão de entrega para este semestre. Também estivemos em duas pontes no Atuba. Uma delas, passagem de pedestres que estava danificada pela chuva, caiu e já foi reposta segundo nos informaram”, listou.

Denúncias e sugestões
O site da CMC disponibiliza um canal exclusivo para o envio de denúncias e sugestões à Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos. O banner está disponível na capa do site do Legislativo. Além das redes sociais, postando uma foto da ponte ou viaduto mais a hashtag #ponteseviadutoscuritiba, a população pode participar pelo e-mail comissao.ponteseviadutos@cmc.pr.gov.br.