SOB PRESIDÊNCIA DE IGNÁCIO, COMISSÃO DE VEREADORES BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE O VIADUTO DO ORLEANS

A Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba, presidida por Mauro Ignácio, se reuniu com técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para discutir a reestruturação do Viaduto do Orleans, localizado entre a Av. Vereador Toaldo Túlio e a Rua João Falarz, sobre a BR-277. Em reunião, os vereadores tomaram conhecimento do andamento para início da obra, já garantida pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado.

O estudo já está pronto e está faltando uma validação da concessionária CCR Rodonorte. Esperamos dar celeridade nisso para que, no começo do ano, tenha inicio o projeto-executivo e a licitação, que será com o dinheiro do Governo do Estado, para que em breve tenhamos a ampliação do viaduto do Orleans.

Mauro Ignácio

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, garantiu o recurso para contratação do projeto-executivo para a abertura da licitação para a obra. “Importante o encontro aqui reunindo a Câmara dos Vereadores, pela Comissão de Pontes e Viadutos, no DER. É uma determinação do governador do Estado, Ratinho Júnior, para que a gente acompanhe principalmente a questão do Viaduto do Orleans. Há toda disposição do governo em relação ao projeto-executivo em finalmente dar à população essa obra tão importante em Curitiba”, afirmou.

A obra é uma necessidade antiga, estamos há seis anos tratando desse assunto. Sabemos que é uma prioridade do governador Ratinho Junior e também do prefeito Rafael Greca, e queremos saber em que pé está essa situação. O viaduto está estagnado há alguns anos e há necessidade, sim, de uma medida urgente para resolver o fluxo grande daquele local. Precisamos viabilizar esse projeto e assim executar a obra necessária de um custo aproximado de 30 milhões.

Mauro Ignácio

O técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Fabiano Losso explicou que o estudo para a ampliação do Viaduto do Orleans está pronto e já foi aprovado. Também participaram da reunião os vereadores que integram a comissão especial Cacá Pereira, Maria Manfron, Oscalino do Povo, Professor Silberto e Serginho do Posto, além de Mauro Bobato; representantes do DER-PR, diretor-geral Fernando Furiatti Saboia, diretor de operações Plínio Vivan Filho, diretor técnico Luiz Carlos de Cristo e o chefe do departamento de Fomento Municipal da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná Sérgio Moreira Gomes; além do diretor da Comec, Felipe Constantino.

Comissão de Pontes e Viadutos

A Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos foi criada com o objetivo de vistoriar a segurança dessas estruturas, avaliar o impacto viário na região, estabelecer um catálogo oficial e concluir um relatório final para enviar para providências da Prefeitura de Curitiba.

A comissão também abriu canais para que a população faça contribuições ao identificar algum problema nas pontes e viadutos da cidade. Um site foi desenvolvido especialmente para o trabalho dessa comissão. E as pessoas podem utilizar as redes sociais, postando fotos e vídeos com a #ponteseviadutoscuritiba.